"Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu... interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo, não sujeito à mudança?"
Santo Agostinho

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Flores que inspiram.


A natureza sempre é uma fonte de inspiração. Por isso gostaria de partilhar um pouco com vocês sobre as flores.

Talvez por isso possamos dizer que Deus é o maior Artista! Tudo o que foi criado, o homem, a natureza, as paisagens com suas diversas cores... tudo provém da Obra Criadora de Deus.

E essa obra é tão perfeita que engloba todos os nossos sentidos, suas cores atraem nossos olhares, seus odores seduzem nossos olfatos, o toque em uma pétala macia da rosa trás conforto ao nosso tato. Nenhum artista consegue tamanha proeza, somente Deus.

As flores trazem também a diversidade, a beleza que é manifestada de formas diferentes e reservada a todos.

Assim o esplendor da rosa completa a beleza humilde da margarida.


A rosa trás elegancia de suas cores e o veludo de suas petalas, é também a flor do amor!
Rosas contém espinhos. E é importante que os tenham, para nos lembrar sempre que as dificuldades de nossas vidas (os espinhos) muitas vezes podem ser proteção para que possamos dar valor ao que é belo!



A humilde margarida trás a calmaria de sua brancura, suas petalas são depositadas uma após a outra, dando a cada uma um lugar, sem que nenhuma sobreponha a outra; contrapondo a sua brancura está o dourado de seu polém, alegria das borboletas! Muitas vezes estamos precisando de paz, caminhar pelos campos de Margaridas e absorver delas essa calmaria. Sempre gostei delas, e a cultivo em meu jardim, as margaridas em conjunto ficam ainda mais belas!

Cada flor tem sua importância, sua beleza, com cada uma temos uma inspiração diferente. Já pintei muitas flores e me apaixonei por todas em cada vez. A essência exótica das orquídeas não se opõe à simplicidade das violetas, todas elas se harmonizam dependendo de cada tipo de arranjo floral que desejamos. Acredito que é assim também com a vida! 


Os perfumes do jasmim e da lavanda jamais tirarão a vivacidade da gérbera.
Quem não se deliciou com o aroma do jasmim? Quem nunca comprou um produto com a agradável fragrancia da lavanda? Tenho muita vontade de cultivar lavandas, acho linda suas pequenas flores em pendulos lilases.
Oposta em formato à lavanda está a gerbera, ela é um flor firme com cores vivas, uma margarida evoluida na quantidade de petalas e na vivacidade das cores. Já cultivei gerberas, não são de dificil cutivo, mas as minhas são geniosas, florem quando querem!



Os lírios! Meus prediletos. Talvez porque Jesus é chamado de Lírio dos Vales!
Quando me casei quis enfeitar meu buquet com lirios e também plantei muitas por minha casa.
Seu perfume é muito doce e sua delicadeza os torna ainda mais especiais, florem por alguns dias, morrem e desaparecem por completo; mas estão vivos em seus bulbos debaixo da terra, adormecidos esperam o momento oportuno de agraciar a terra com sua pureza!




Nunca plantei girassóis. Mas já os pintei muitas vezes!
São lindos e muito gostoso de pintar. Lembram-me a Luz. Talvez por causa de suas cores cor de sol, talvez por causa de sua orientação em direção a Luz.
São flores grandes, esplendorosas e de sementes que agradam aos pássaros, por isso chamo os girassóis de flores cortês!


Amo todas as flores!
Se pudesse teria todos os tipos em meu jardim; o que não julgo impossível, e um dia vou postar pra vocês um jardim cada vez mais diversificado. 

Santa Teresinha diz que no jardim das almas também ocorre assim, Deus cumula de bens diferentes cada alma:
“Ele quis criar grandes santos, que podem ser comparados aos lírios e às rosas; mas criou também outros menores, e estes devem se conformar em ser margaridas ou violetas destinadas a alegrar os olhos de Deus quando contempla seus pés. A perfeição consiste em fazer sua vontade, em ser aquilo que Ele quer que sejamos...”
Talves seja por isso que eu goste tanto das flores, porque tento imaginar o amor de Deus por todos nós assim tão diferentes um dos outros, mas tão unicos e amados.
E existe uma flor que Deus ama ainda mais, e eu também. Na verdade não poderia nem dizer que é uma flor, mas logo um jardim... um lugar onde o Bom Deus encontra encantos e sempre gosta de passear: O coração Imaculado da Virgem Maria, o jardim de Deus.

Que Ela, nossa Bela Flor de Deus nos ajude a: cultivando flores em nossa vida, sermos também um jardim para o Bom Deus.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário