"Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu... interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo, não sujeito à mudança?"
Santo Agostinho

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Decoração de Natal Sustentável

 


Natal é uma época encantadora! O cheiro, o ar, os corações, tudo se torna mais especial.
Com certeza toda essa graça se dá pelo motivo do qual o Natal é celebrado: o nascimento do Menino Jesus.
Infelizmente nosso mundo capitalista sempre arruma meios de mascarar os significados mais sagrados e destacar um consumismo desenfreado, desordenado e sempre desnecessário. Todo o Belo, no sentido de Kalós - como falamos em posts passados – acaba por sucumbir, pois não celebramos da forma correta o que o Menino Jesus nos ensinou em sua pequena manjedoura em Belém.
Lembrar a pobreza do presépio não significa que não podemos tratar o Natal com solenidade, com muita luz e cores. Sim, podemos e devemos celebrar essa data especial e receber do Aniversariante todas os presentes que Ele faz questão de nos dar: amor, paz, perdão, família...
No Natal celebramos o nascimento de um Rei, por isso das cores vibrantes como o vermelho; também o verde que simboliza a esperança e a vida. Muita luz para mostrar que a Luz veio ao mundo.
Para celebramos melhor poderíamos relembrar aquele sentido antigo de cada coisa; o presépio guardado em uma caixa bonita e todo o ano junto com a arvore e os enfeites de Natal  em uma cerimônia familiar ser montado pelas crianças e seus pais, deixando assim que a verdadeira magia do Natal comece já a preparar os corações.
Hoje tudo é descartável e tudo é trocado facilmente pela tendência da moda. Esquecemo-nos da natureza enquanto produzimos mais lixo, esquecemo-nos da desigualdade social e de tantos que poderiam ter um Natal melhor se soubermos dividir.
Pensando em tudo isso e pensando também naqueles que gostam de preparar o Natal com carinho, mas também se preocupa com a natureza, ou que esteja com a ‘grana’ curta, mas dá valor em celebrar o Natal com solenidade, a Todo Teu preparou algumas dicas para que sua mesa de Natal seja linda, especial e sustentável.
Você irá precisar de: potes de vidros, carrafa pet, pinhos, caixa e ovo, laços de presente, velas, jornal e tudo mais que sua imaginação permitir.

Segue as dicas com as fotos.
 
As velas podem ser feitas com os potes de vidro, basta enfeitar, pintar colocar um lacinho e aquele ar mais solene próprio do natal.
 
 
 
Vale também colocar um 'pisca pisca' dentro da garrafa fica super charmoso e original.
 
Podemos utilizar a mesma técnica na garrafa e além de utilizá-la como arranjo de mesa.
 
No caso acima, as flores foram feitas com caixa de ovos.
 
É simples, basta recortar as flores no encaixe dos ovos e colar em uma vareta; pode ser utilizada em diversas formas de decoração, inclusive para fazer um porta guardanapo.
 
E por falar em porta guardanapo, esses foram feitos com laços de presente e com flores de garrafa pet.


 
O fundo que sobra da garrafa pet ainda pote ser utilizado como um pote, que podemos colocar bala, ou usar para o lavabo colocando sabontes como nos casos abaixo.
 
 
 
Ainda podemos fazer uma guirlanda com jornal e enfeitar a mesa com muitas velas e pinus pintados com carinho.


Ah! E vale lembrar que o joguinho americano também pode ser reciclado. Você pode utilizar tecidos que tenha em casa, uma calça jeans como já ensinamos aqui, ou mesmo pegar seu jogo tradicional e dar uma incrementada com laços, fuxicos, ou em um alfinte colocar aquela flor de pet utilixada nos guardanapos.

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas.

Procuraremos até o final de dezembro dar mais dicas, e a próxima será de lembrancinhas customizadas e artesanais para agradar seus amigos e familiares.

Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário